Prezados(as) MESC's,
Segue abaixo os destaques da nossa última reunião, ocorrida em 08/12/2011 na Paróquia São Francisco e Santa Clara:
- Calendário anual: O calendário de atividades do MESC para 2012 será atualizado constantemente neste blog, para visualizá-lo basta clicar aqui.
- Divulgado data dos cursos para novos ministros e formação permanente:
- Novos ministros: 16 de junho de 2012, inscrições devem ser feitas até 31/03/2012. A lista de nomes deve ser entregue para o coordenador do setor. Deverá ser pago o valor de R$50,00 por nome na lista, através de boleto bancário com vencimento em 16/05/2011;
- Curso de formação permanente: Serão apenas dois cursos no ano, um em 12 de maio e outro em 22 de setembro de 2012. O ministro pode escolher uma dessas duas datas. O ministro que não participar dessa formação perderá seu mandato. A relação assinada pelo pároco com os nomes integrantes do curso deverá ser entregue até 30 dias antes ao coordenador do setor;
- Taxa de contribuição anual: Foi lembrado que os ministros devem contribuir com R$20,00 por ano de mandato, quantia que deverá ser paga até 30/04/2012 pela paróquia. Caso o coordenador não consiga arrecadar todo o valor, deverá pagar o saldo restante através de outro boleto com vencimento em 30/06/2012. O ministro deve contribuir mesmo que não venha a fazer o curso;
- Ministros que faltaram ou sairam antes do fim na última formação: Foi informado que o bispo não renovará os mandatos desses ministros, pois será seguida a norma da Arquidiocese de que "para renovação do mandato é condição necessária a presença no curso". Para os ministros que se encontram nessa situação, será preciso aguardar resposta de carta que nosso pároco, Pe. Jobson, encaminhou para o Pe. Carlos (coordenador geral do MESC), para definir se será feito um mandato extra até a data da primeira formação de 2012. Porém, seguindo pedido do Pe. Jobson, até o final desse mês os ministros continuam trabalhando normalmente.
- Definição de subcoordenadores:
- Vice-coordenadoria: Francisco
- Liturgia: Silvia;
- Comunhão aos Enfermos: Nina
- Escala e comunicação: Ilton
- Capela Sagrado Coração: Kenedy
- Capela Rainha da Paz: à definir
- Comunhão para músicos: Foi relembrada decisão tomada em reunião de julho deste ano, em que ficou definida que a Comunhão não seria mais levada para os músicos logo no início da distribuição. O primeiro ministro que terminar sua entrega à assembleia, será o responsável por levar a comunhão aos músicos, para não atrapalhar a celebração Eucarística. Alguns músicos, principalmente os cantores, tem dificuldade de interromper o canto no início da música e por isso houve o pedido para que a comunhão seja levada depois.
- Adoração Perpétua: Foi pedido mais empenho dos ministros na participação desse importante momento da nossa comunidade. Apenas quatro ministros compareceram na última adoração. Também foi lembrado que a adoração é da comunidade paroquial e não exclusiva dos ministros e foi sugerida a divulgação da data nas missas.
- Escala: Foi pedido que a informação de indisponibilidade de ministro para o mês da escala deve ser informada por escrito (e-mail ou diretamente em mãos) até 5 dias antes do início do mês em questão, ou seja, até o dia 25 de cada mês anterior a escala. O e-mail deve ser enviado para nosso coordenador Inácio (iciolin@yahoo.com.br) ou para o subcoordenador de escalas Ilton (iltonjr@gmail.com). Foi explicado o transtorno de refazer escalas prontas por informação atrasada.
- Reuniões mensais continuarão: Foi lembrado que toda a 3ª quinta-feira do mês haverá reunião logo após a missa, onde serão esclarecidas dúvidas, tomadas de decisões, conversa com nosso pároco, dentre muitos outros assunto. Todos podem pedir inclusão de assuntos na pauta, basta mandar um e-mail para o e-mail: mesc_santaclarasaofrancisco@googlegroups.com
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